Divulgação: Turista Literário - um novo projeto de incentivo à leitura para jovens

Oi, gente! Vamos conhecer sobre o projeto Turista Literário


Sobre: Você já imaginou se, ao ler um livro, pudesse mergulhar no universo da história e, literalmente, viajar pelo universo da obra e vivenciá-la sensorialmente?É esta a proposta do Turista Literário, start up de assinatura de livros lançada por duas irmãs e jovens empreendedoras. Na infância, as duas irmãs adoravam ler histórias juntas. Priscilla, seis anos mais velha, criava para Mayra, a mais nova, um ambiente para a hora da leitura que incluía trilha sonora, iluminação diferenciada e até velas aromáticas ou incensos, tudo para entrar no clima e fazer uma verdadeira viagem ao universo da leitura. Pensando em como estimular a leitura entre os jovens, as duas lançaram o projeto com o objetivo de incentivar o hábito de leitura e envolver o público numa experiência inédita e sensorial.

Cada edição apresenta, junto com o livro, elementos que despertam os sentidos do leitor: a audição, por meio de uma playlist elaborada a partir do enredo da obra; o olfato ou o paladar – com itens aromáticos ou comestíveis; o tato – por meio de um item para tocar; e também um brinde especial com arte exclusiva sobre o universo do livro, chamado de souvenir de viagem. O sentido da visão é aguçado tanto pela própria leitura, como por todos os itens que formam a mala de assinatura. São esses elementos surpresa a chave com que as empreendedoras esperam incentivar o hábito e o gosto pela leitura. Para isso, elas fecharam parcerias com editoras para disponibilizar obras aguardadas e em lançamento e evitar que os leitores recebam livros que já possuam.

Lançado em 1º de junho, somente nos dois primeiros dias o empreendimento obteve 60% de adesão o que, segundo suas criadoras, mostra que há um interesse do público jovem por inovações no mercado editorial.

A primeira editora parceira do Turista Literário é a V&R, que acaba de criar e lançar o selo Plataforma 21, que vai reunir livros voltados para este público em especial. Segundo a editora, esse segmento já representa 25% das suas vendas. Várias editoras já formalizaram a parceria para lançar obras em conjunto com o Turista Literário, entre elas Intrínseca, Darkside, Record, Rocco, GloboAlt e Sextante. Os temas de leitura serão variados: “Vamos procurar tratar universos bem diferentes a cada viagem, mas o Turista Literário terá uma inclinação inicial por livros da categoria Fantasia, com aventuras e tramas envolventes”, explica a curadora Mayra Sigwalt, booktuber e criadora do canal All About That Book, responsável pelo relacionamento com os assinantes e pela seleção das obras.

Como surgiu: Em um dos vídeos de seu canal, Mayra contou para seus seguidores como ela e a irmã se divertiam e “viajavam” no universo da leitura. As pessoas reagiram dizendo que amariam poder experimentar algo parecido. “Foi quando pensei: e se a gente pudesse ampliar a relação das pessoas com a leitura oferecendo isso? Assim nasceu o Turista Literário”, conta Priscilla. As duas jovens empreendedoras acreditam que depois do Turista Literário a experiência de leitura de livros não será mais a mesma para os leitores desse gênero. “Nossos assinantes vão querer ler todos os livros com uma trilha musical especial, sentindo aromas, tocando em itens daquele universo literário e ainda recebendo um souvenir sobre aquele destino para relembrar suas viagens inesquecíveis pelo universo da leitura", diz Mayra.

Como funciona:“A viagem começa no momento em que o assinante recebe em sua casa uma ‘mala’ pronta para embarcar no universo surpresa. Junto, vem um passaporte para registrar mensalmente o destino para onde viajou como Turista Literário. Cada caixa traz um carimbo a ser colado nesse passaporte. E, como em um programa de milhagens, quanto mais viajar com o projeto, mais vantagens o assinante terá”, explica Priscilla.

A maioria das peças que acompanha cada edição da assinatura será produzida e coordenada por Tereza Sigwalt, mãe de Priscilla e Mayra, com a colaboração de uma rede de artesãos, para garantir as etapas de produção e os prazos de entrega. Os pedidos podem ser feitos até o dia 15 de cada mês, e o envio é feito até o dia 25. No mês seguinte, o assinante renova o pedido avulso ou opta pela assinatura contínua, com desconto. As adesões são feitas exclusivamente pela Internet pelo endereço www.turistaliterario.com.br, e os lotes são limitados.

Ficou com dúvidas? Assista ao vídeo abaixo:


Redes Sociais: SiteTwitter / Facebook 
Email: faleconosco@turistaliterario.com.br/Imprensa: imprensa@turistaliterario.com.br



 

0 comentários:

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!