20 junho 2016

Resenha Nacional: A Profecia de Samsara - Leticia Vilela

Quando o príncipe do Clã mágico dos Devas é assassinado, as suspeitas recaem sobre sua própria mestra, Draupadi. O irmão do príncipe, o jovem Arjuna, jura vingar sua morte e persegue a criminosa pelos reinos mágicos da antiga Índia. Draupadi inicia sua fuga ao lado de Asti, uma humana a quem chama de filha, que guarda um segredo em seu corpo desde que nasceu - uma maldição ancestral em forma de tatuagem, da qual procura desesperadamente se libertar. Todos os fatos fazem os destinos de Arjuna e Asti convergirem definitivamente, o que torna inevitável a concretização da temível 'Profecia de Samsara. Skoob / Orelha de Livro


Autora: Leticia Vilela
Editora: Gutenberg
Páginas: 256
Nota: 3/5

Essa é uma história diferente de qualquer outra que eu já li. Cheia de magia, misticismo e tendo a Índia como cenário a "A Profecia de Samsara" vai te dar um novo olhar sobre vampiros. Existem três clãs poderosos (ou espécies de vampiros) aqui: os Devas, os Varnis e os Auras. 

O Clã dos Devas se mantém vivo a partir da energia mágica emanada pelos humanos, chamados por eles de Alayas. Já os Auras sobrevivem de emoções humanas e os Varnis sobrevivem de sangue humano. Esses Clãs têm suas próprias subdivisões em guildas, de acordo com o poder de cada um desses "deuses".

"Os Varnis realizaram rituais de sacrifícios. Alimentavam-se do sangue para ganhar sobre seus próprios corpos. Com suas magias proibidas ganhavam força e sentidos sobrenaturais. Podiam controlar as sombras, curar doenças, torturar ou dominar pessoas pelo controle do sangue. Transmutar-se em animais apavorantes."

Os "Devas" são os humanos que se uniram aos seus elementais e se tornaram um tipo de "deuses". Esses companheiros elementais podem ter diversas formas, inclusive de animais de acordo com a sua afinidade o Deva entra para a sua guilda correspondente.

"Mas se tornar um Deva constitui uma grande honra: poderá estudar magia, criar seus próprios mantras, melhora a vida de todo mundo..."

Nessa história temos três pessoas que participam da trama central: Asti, Draupadi e Arjuna. O caminho dos três se cruza quando Draupadi efetua o roubo de um objeto que pode desencadear uma maldição milenar. Arjuna, movido pelo desejo de vingança pela morte do irmão, inicia uma caçada que desencadeia uma rixa entre os clãs. Somado a tudo isso, existe um plano para a libertação de um deus das sombras. 

Arjuna está em busca de vingança pela morte de seu irmão que era o príncipe do Clã mágico dos Devas e todas as suspeitas recaem para Draupadi, que era mestre do príncipe. Ela está fugindo, o que deixa mais difícil acreditar na sua inocência, e ao seu lado leva a Alaya Asti que carrega consigo uma maldição marcada em sua própria pele.

"As mulheres que passam de mãe para filha o fardo de serem prisões vivas do deus maligno que mora em seu sangue."

O livro é muito bonito e têm belíssimas ilustrações em preto e branco feitas pela própria autora. Esse livro faz parte de um projeto chamado RedLuna que é multiplataforma, os livros vão falar sobre cada raça existente nesse mundo fantástico e como elas se relacionam, mas cada livro é escrito por um autor e é focado em protagonistas diferentes. Como eu não li o livro anterior não sei dizer o quanto ele influencia neste, mas aparentemente não é uma continuação direta.

Não sei se foi o momento em que li, mas achei o livro bastante confuso e me perdi algumas vezes misturando sonhos com citações do passado porque não percebi nenhum tipo de sinalização. Ainda assim, a série tem muito potencial. Vale a pena conferir.

Quotes:
"Durante um grande festival da sagrada Manipur, no templo dos Nagas, encontrarás aquela que esculpe a luz. Do santuário repleto de tesouros será furtada a joia nascida do sol."
"De Samsara os mantras obscenos virão. O fim da era dos elementais chegará e das sombras os desvirtuados reinarão!"



Um comentário:

  1. Olá!
    A premissa da história parece interessante, mas percebi que existem muitos elementos envolvidos e isso parece realmente confundi um pouco. Talvez, o livro anterior traga mais informações, que esclareçam as contidas neste.

    Abraço!
    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014