20 julho 2016

Feira do Livro de Brasília - Fim de Semana

Como vocês podem ver, a Feira do Livro de Brasília vai ser o assunto principal da semana, mas é por uma boa causa, hoje vou contar como foi o fim de semana de abertura da Feira e uma experiência legal que tive ontem a noite quando passei por lá. Preparados?




O evento começou no sábado com o I Encontro Nacional de Blogueiros, que contou com a presença da Juliana Cirqueira do blog/booktube Nuvem Literária. Nesse primeiro momento, o Luciano do Academia Literária mediou uma conversa sobre a parte mais técnica de se ter um blog: por que criar, quando profissionalizar, questões de layout, criação de mídia kit, entre outros assuntos.

O segundo bate papo foi com a Lorena Reginato do Careca TV, com o objetivo de apresentar a história dela e também seu livro. Enquanto essas palestras rolavam, uma série de eventos paralelos estavam acontecendo nas demais áreas da Feira. Ao caminhar pelo local tivemos a oportunidade de encontrar Roberto Klotz, que estava fazendo reconhecimento do local para apresentação de oficina no dia seguinte, Flávio Vieira, que estava desafiando os leitores a apresentarem uma lista com 50 títulos de ficcção, e Glauber Vieira, que estava prestigiando a feira.

No segundo dia, o encontro de blogueiros continuou com um bate papo sobre blogs com a Juliana Cirqueia, a Jess, idealizadora aqui do Leitora Sempre, a Raphaela, do Equalize da Leitura e a Fê Liz, escritora e contadora de histórias. Foi um bate papo agradável, com um pouco de pimenta em virtude do comentário de uma pessoa da plateia, mas todos se saíram bem.


Com o objetivo de embasar melhor nossas leituras e resenhas, houve uma palestra sobre o mito do herói com o pessoal da Nova Acrópole e ao mesmo tempo estava acontecendo a oficina do Roberto Klotz sobre Criação de Personagens, passei por lá e até ganhei dois livros em uma brincadeira de adivinhar qual era o personagem principal de alguns livros.

No Café Literário, estava tendo um bate papo com o pessoal do Embaixadores da Leitura, da Prefeitura de Valparaíso de Goiás e, logo em seguida, entramos em uma conversa com o autor Maurício Gomyde sobre parcerias entre autores e blogueiros, para finalizar o encontro. Foi interessante conhecer o ponto de vista dele, apesar de notar que a nossa concepção de crítica negativa e dos benefícios da parceria para ambos é um pouco diferenciado, mas nada que tire a validade do debate.


Logo em seguida aconteceu a palestra sobre O problema da romantização da violência na Literatura autopublicada ministrada pela Elaine Elesbão, autora aqui de Brasília, e Wilza Meireles, uma psicóloga daqui. Fiquei muito satisfeita com a forma técnica e clara que elas abordaram o tema, fazendo com que em um período de tempo tão curto você entendesse a gravidade do problema e ficasse instigado a pesquisar mais.

Ontem passamos por lá novamente e havia um enorme frisson pela presença da Viih Tube, sim a menina que confundiu a arte de Romero Brito com a de Picasso... Estava entupido de adolescentes ávidos para comprar e ganhar um autógrafo do livro dela, o que prejudicou um pouco a sessão de autógrafos da Paula Ottoni, uma autora local, que está começando a ganhar o mundo com sua parceria recente com a editora Novo Conceito. Já temos o livro dela e, em breve, teremos uma resenha sobre ele!

A melhor surpresa de hoje foi saber que a Elaine Elesbão gostou do apanhado geral que fiz sobre a palestra dela no Ponto para Ler. E a mini decepção foi ter ficado toda animada para assistir a palestra do Marlon Reis, escritor de O Nobre Deputado livro que mostra como acontece o desvio de dinheiro através das emendas parlamentares, e dar com os burros n'água por ele não ter aparecido. Pelo menos no período de quase uma hora que esperamos por ele.


Claro que por ter mudado a organização e por todas as dificuldades enfrentadas até mesmo antes da abertura do evento nem tudo vai estar extremamente redondo, mas isso não prejudicou a apreciação do evento, principalmente por tudo o que representa uma Feira do Livro.

Ainda tem mais quatro dias de evento, além de hoje, a programação você pode ver no site da Feira, mas já adianto que na sexta-feira (22/07), a autora Tatyana Azev vai lançar o livro A improvável Annelise, no estande Escritoras DF, as 19h. Você não vai perder essa oportunidade, né?!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014