09 março 2017

Literatura por Mulheres (Verônica Saiki)

Oi pessoal!

Já contamos que estamos organizando o Literatura por Mulheres, um evento com o objetivo de exaltar a escrita feminina. Hoje é dia de divulgar uma das autoras escolhidas para participar do evento. Nosso blog ficou responsável por falar sobre a Verônica Saiki, mas o Literatura por Mulheres conta com a participação de três escritoras e além dela tem a Teca Machado e a Wall Oliveira.


A divulgação das outras autoras foi feita pelos outros dois blogs que estão organizando o evento com a gente, o Academia Literária e o Ponto para Ler. Clica aqui para conhecer a Teca e aqui para conhecer a Wall, as postagens dos dois ficaram bem legais. Também já apresentamos a mediadora e caso queira conhecê-la basta clicar aqui.

O que é interessante com a Verônica é que ela não escreve romance e com ela vamos ter a oportunidade de conhecer um formato de texto diferente, que muitas vezes nem é considerado literatura. Quando conversamos com ela no sábado passado ela disse que se fosse para colocá-la dentro de uma caixinha dizendo o que ela é como profissional, podíamos dizer que ela é artista plástica.

Além disso ela também é designer gráfico e, por isso, tem ilustrações em algumas obras que não foram escritas por ela, como é o caso do livro ‘série histórias da enfermagem em quadrinhos - Grandes Enfermeiras – Florence Nightingale e Anna Nery’, escrito pela Onã Silva.

Pela primeira vez, teremos a oportunidade de bater papo com uma artista plástica cujas obras literárias são quadrinhos. Ela publicou duas obras no ano passado: Verdugo o inacreditável – Procurados e Boa Noite, Maria!

Um quarteto de procurados, um artista plástico e seus encontros, um peixe e um menino, um cacto exibicionista e, por fim, uma busca incansável. Histórias em quadrinhos com vários acontecimentos em diferentes cenários e situações, parecidas com as reais, feitas em mundos imaginários e, especialmente, dedicadas a todos que tem coração.
A hora de dormir pode dar medo ou ser uma diversão. Será que Maria vai conseguir dormir sozinha?
Ela tem um site beem legal com várias informações sobre ela e os livros que ela escreve e ilustra. O mais interessante é que lá você vai poder ver o quão versátil ela é, pois além disso você vai encontrar esboços de caricaturas, cartoons, telas, quadros, esculturas e cartazes feitos por ela. Eu fiquei encantada com a quantidade de coisas que ela faz além de escrever e me apaixonei por essa escultura:


E como se não bastasse tuuudo isso, ela ainda publica algumas tirinhas no perfil do Facebook dela de vez em quando. Já estou apaixonada pelo Verdugo!

Ufa! Tem que ter muito fôlego para conseguir acompanhar o ritmo da Verônica e é uma honra saber que vamos poder conversar com ela pessoalmente no sábado. Falta tão pouco, né?! Estamos muito animados para conhecer um ponto de vista novo, só pelo tanto de coisas que ela faz já dá para ver que ela vai ter muito o que contribuir durante o bate papo. Todos os livros dela estarão a venda e após o bate papo haverá uma sessão de autógrafos. #ansiosa

Espero que vocês tenham gostado de saber um pouquinho sobre a Verônica, mas não deixem de ir no sábado, pois ainda tem muito para falar e nada melhor que ouvir a dona de tantas criações falando, não é mesmo? Esperamos vocês sábado lá no Sesc da 504 Sul, as 15h, partiu?

Beijos!


Um comentário:

  1. Oba Ana!! Muito obrigada pela coluna, animada estou deste o momento da enquete e será um prazer conversar com todos no dia, vaaaamos lá.. Joks ;)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014