Filmes de adaptações literárias que assisti, mas não li os livros

Oi, pessoal, tudo bem com vocês? Sempre tem aquele filme que é bem legal e você quer saber mais sobre a história ou ainda aquele filme que até tem potencial, mas se torna uma decepção e aí você descobre a existência do livro, que tem muita gente que gosta do livro, mas detestou o filme e aí a curiosidade toma conta de você e esse novo livro descoberto entra para sua lista de futuras leituras.

Separei cinco filmes que me fizeram sentir o que descrevi acima. Não li nenhum dos livros ainda, mas estão na minha lista interminável de leituras futuras.




O Sétimo Filho
Sinopse do filme: John Gregory (Jeff Bridges) é o sétimo filho do sétimo filho e mantém uma cidade do século XVIII relativamente bem e longe dos maus espíritos. No entanto, ele não é mais jovem e suas tentativas de treinar um sucessor foram todas mal sucedidas. Sua última esperança é um menino chamado Thomas Ward (Ben Barnes), filho de um jovem fazendeiro. Seu primeiro desafio será grande: Ele terá que enfrentar a Mãe Malkin (Julianne Moore), uma terrível e poderosa bruxa, que escapou do seu confinamento quando o grande mestre Gregory estava afastado da cidade.

Falou de magia e aventura com certeza já conquista a minha atenção e desperta meu interesse. Foi assim quando decidi assistir "O sétimo filho", filme inspirado nos primeiros livros da série As Aventuras do Caça-feitiço de Joseph Delaney. Confesso a vocês que as minhas expectativas para esse filme estavam altas, principalmente por conhecer pessoas que já leram alguns livros da série e gostaram bastante, mas o filme... bem mais ou menos. Provavelmente não terá outros filmes devido a recepção negativa do público, principalmente os fãs da série literária. De qualquer maneira, apesar do filme não ter sido muito empolgante, ainda tenho vontade de ler o livro... um dia.

Dezesseis Luas
Sinopse do filme: Cidade de Gatlin, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Ethan Wate (Alden Ehrenreich) é um estudante do terceiro ano do colegial, que não vê a hora de sair do local. Ele considera Gatlin uma cidade pacata demais, onde nada de interessante acontece, mas se vê preso ao local por ter que cuidar de seu pai, que não deixa o quarto desde que a esposa faleceu em um acidente de carro, um ano antes. Já há alguns meses Ethan é atormentado por sonhos misteriosos, onde vê uma garota desconhecida. Um dia, ele a encontra em sua sala de aula. Trata-se de Lena Duchannes (Alice Englert), uma jovem de 15 anos que está morando com o tio, Macon Ravenwood (Jeremy Irons), descendente da família que fundou Gatlin. O problema é que Macon e seus familiares têm fama de serem satanistas, o que faz com que boa parte da população da cidade se volte contra eles. Não demora muito para que Ethan se interesse por Lena, sem saber que ela e os integrantes de sua família possuem poderes. Eles precisarão lutar pelo amor que sentem um pelo outro, especialmente devido à uma maldição que assombra a união.

Como disse acima, magia chama minha atenção e foi o que me atraiu para este filme. Dezesseis Luas é o filme inspirado no primeiro volume de mesmo nome da série Beautiful Creatures. Fiquei muito curiosa para conhecer a história de Lena e dos conjuradores e para mim esse foi um filme "Ok". Pelo que li por aí não tem muito a ver com o livro e mais uma vez os fãs detestaram o que viram na telona. Eu curti. Não cheguei a achar horrível, mas também não foi maravilhoso. A série está na minha lista de leituras futuras porque eu preciso saber mais sobre a maldição...

O doador de memórias
Sinopse do filme: Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada a armazenar estas memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempos esta tarefa muda de mãos e agora cabe ao jovem Jonas (Brenton Thwaites), que precisa passar por um duro treinamento para provar que é digno da responsabilidade.

Eu gostei do filme e gostei ainda mais da história e de como esse mundo distópico é construído, ao longo da trama percebemos muitas críticas sociais sutis sobre o nosso mundo de agora e de como esse futuro "resolveria" os nossos problemas. Eu estou louca para ler esse livro. De verdade. Fiquei fascinada. Diferente dos outros filmes baseados em séries que saíram quase na mesma época (Jogos Vorazes, Divergente), não há grandes cenas de ação. O filme é muito bonito e sensível usando muito bem as cores para dar enfase a mensagem. É baseado no primeiro livro de uma série de quatro livros, mas acredito que não terá outros filmes, pelo menos até o momento não vi nenhuma noticia sobre. Mas com certeza lerei esse. Preciso desse livro!!!

Entrevista com o vampiro
Sinopse do filme: São Francisco, anos 1990. Um jornalista entrevista um jovem que afirma ser vampiro, narrando suas experiências dos últimos 200 anos. Em flash-back, conhecemos Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt), um homem que perdeu a mulher, morta durante o parto, e a vontade de viver. Com a ajuda de uma criatura da noite, Lestat de Lioncourt (Tom Cruise), ele se torna um vampiro e precisa aprender uma nova forma de vida.

Esse filme é baseado no primeiro volume, de mesmo nome, das crônicas vampirescas... Não sei nem o que dizer sobre esse filme maravilhoso, só quero muito ler o livro, mas estou com um pouquinho de medo da escrita da Anne Rice depois de ter lido um livro dela. Ainda assim esse continua na lista e um dia lerei.

Drácula
Sinopse do filme: No século XV, um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando esta se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas "noivas" e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.

Dessa lista posso dizer que este é o meu filme favorito. Conhecer a história do Drácula em filme só me fez querer ainda mais ler sobre essa criatura fantástica que inspirou tantas outras obras. É uma sensação maravilhosa quando você descobre que a história não acaba ali com a subida dos créditos e que existe um livro que pode te contar com mais detalhes aquela história que você gostou tanto.


Bom pessoal, essa é a minha lista com alguns dos filmes que assisti, mas que não li os livros. E vocês, tem algum filme que despertou seu interesse para o livro?



1 comentários:

  1. Oi Brenda
    Já vi O Sétimo filho e O doador de memórias, mas também não li os livros. Se eu for fazer uma lista assim, ela vai ser interminável. Eu já vi muitos filmes sem nem saber que eram adaptação e outros eu sabia, mas vi mesmo assim. Faz parte.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!