Projeto Uns e Outros: Eveline + A Morte da Mãe


Chegou mais uma resenha desse projeto sensacional. Vamos conferir?


Eveline por James Joyce

Esse conto é o clássico do escritor irlandês James Joyce, onde conta a história da jovem Eveline. Enquanto fica esperando seu namorado para ir embora de casa, ela pensa na sua família e como tudo aquilo aconteceu para tomar essa decisão de fugir.

Sua mãe e seu irmão Ernest morreram, deixando ela, o seu outro irmão Harry e seu pai sozinhos. Ela conta para o leitor como o pai muitas vezes é agressivo e não se importa com ela; mas também lembra da promessa que fez a mãe. Eveline lembra de como se apaixonou pelo marinheiro Frank e como está decidida a viver com ele para sempre.

É um conto que mostra que na vida temos escolhas para decidir o que queremos e como essa escolha pode nos afetar, para o bem ou mal. 

Até agora esse foi o conto original que menos gostei, porque apesar da história ser interessante, eu não consegui sentir uma conexão com a personagem ou a história. Quando estava conseguindo interagir com a narrativa ela acabou e fiquei frustrada.

A morte da mãe por Beatriz Bracher 

Nesta releitura, Ernest que vai contar a história de sua família, mas no momento em que sua mãe faleceu e como a família ficou devastada. 

Ernest carrega uma sombra terrível por causa de um fato durante o leito de morte da mãe. Ele sofre por causa da irmã Eveline, mas acredita em seus princípios.

"[...] Eu vou tentar me expressar em algum modo de vida ou de arte com a liberdade que eu conseguir, usando em minha defesa as únicas armas que eu me permito usar - silêncio, exílio e astúcia." 

Assim como o original esse conto não fez meu coração bater mais forte. Fiquei esperando mais e acabei me decepcionando um pouco. Na verdade eu fiquei completamente perdida nessa releitura e realmente é uma pena porque fui com uma esperança grande e não tive minhas expectativas supridas.

Essa semana as leituras não foram tão alegres, mas ainda continuo animada com esses contos.

Peço desculpas por não ter conseguido postar na sexta-feira passada, mas tive alguns imprevistos. Até a próxima com mais contos de Uns e Outros.

0 comentários:

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!