Projeto Uns e Outros: Negrinha + Negrinha! Negrinha! Negrinha!


Boa tarde, leitores! Chegou mais uma resenha desse projeto sensacional.


Negrinha por Monteiro Lobato

Apesar de ser um história bastante conhecida eu nunca tinha lido Negrinha de Monteiro Lobato. Fiquei muito triste com a história dela e desde a primeira página percebi a opressão e preconceito sofrido por essa personagem.

Uma criança órfã de sete anos que vivia na casa de dona Inácia, que aos olhos da sociedade era uma mulher exemplar e caridosa por acolher os mais necessitados e temente a Deus; porém dentro de casa humilhava Negrinha de todas as formas possíveis. Esta inocente criança sofria os mais terríveis castigos e era tratada como uma qualquer, sendo horrível acompanhar toda sua dor em pouquíssimas páginas.

Quando dona Inácia recebe a visita de suas sobrinhas o cotidiano de Negrinha acaba mudando e no começo, claro, não é autorizada a ficar perto das meninas, mas depois do fascínio delas por Negrinha, ela acaba recebendo permissão para ter contato com aquelas meninas e elas acabam proporcionando um mix de alegria na protagonista. É uma história triste e eu só queria proteger Negrinha de todo o mal.

Negrinha + Negrinha! Negrinha! Negrinha! por Ana Maria Gonçalves


Ana Maria relata o bulying e racismo sofrido por Maria na escola, mostrando como a diretora acaba querendo abafar o caso por causa do status da escola. Depois de um caso especifico cometido por algumas alunas, os pais adotivos dela, Angélica e André, acabam descobrindo o ocorrido e buscam pela justiça.

Nesta releitura mostra claramente o racismo, o preconceito, como a vítima acaba se culpando pelo ocorrido, o erro dos pais em não perceber o comportamento diferente da filha e a busca pela justiça. É nítido como o preconceito ainda existe em nossa sociedade e no conto fica claro que eles preferem acreditar na história das crianças ricas ao invés aceitar o relato da professora que jamais queria que isso acontecesse, como manter o status impecável da escola é mais importante que ensinar o correto para as crianças. Ambos os contos são importantes e mostram como nossa sociedade é preconceituosa e racista. 

Blogs participantes do Projeto:
Jeniffer Geraldine
Eu li ou vou ler
Ponto para Ler


0 comentários:

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!