Projeto Uns e Outros: Teoria do Medalhão + O Futuro Político


Bom dia, leitores! Chegou a vez de mais uma resenha do projeto Uns e Outros.


Teoria do medalhão por Machado de Assis

Neste conto, Machado de Assis narra uma conversa de pai e filho sobre a vida e o comportamento que deve ser seguido. O pai almeja para o filho aquilo que não conseguiu para si e fala de forma "inocente" como ele deve se comportar para ser uma pessoa de sucesso, mas para isso o filho tem que vestir uma máscara e torna-se uma pessoa que ele não é. 

O pai ensina que o filho a partir de agora deve ter cuidado ao falar alguma coisa e não ter ideias próprias para garantir que tudo fique bem no trabalho.

"Os sucessos de certa ordem, embora de pouca monta, podem ser trazidos a lume, contanto que ponham em relevo a tua pessoa."

A escrita de Machado é incrível e o conto com certeza serve para ironizar o comportamento da sociedade naquela época. Meu conto favorito de Machados de Assis é A Cartomante, mas é sempre bom ler algo dele.

O Futuro Político por Milton Hatoum

Nesta releitura, o jovem acabou de virar advogado e não deseja usar sua profissão para salvar pessoas corruptas e que usam seu dinheiro para comprar as pessoas. Seu pai e irmãos são um tipo de pessoa que são compradas para agradar os grandes poderosos, mas ele se recusa a fazer parte disso e não quer ser um advogado de corruptos.

Ele deseja viver de forma honesta e salvar as pessoas porque elas merecem e não porque o dinheiro o comprou. Ele não deseja que no futuro se olhe no espelho e veja o retrato do pai, mas sim viver de acordo com seus princípios.

Em nenhum momento é citado os nomes dos personagens, mas gostei da escrita de Milton e como ele retratou a realidade em que vivemos. Diferente de Machado, este autor optou por fazer uma inversão de papeis onde o filho não deseja ser como o pai.

Blogs participantes do Projeto:
Jeniffer Geraldine
Eu li ou vou ler
Ponto para Ler

0 comentários:

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!