Dica de Leitura: A Trilogia do Mago Negro - Trudi Canavan


Título: A Trilogia do Mago Negro
Editora: Novo Conceito
Nota: 4/5
Sinopse: Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.
Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.
Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.

Olá, pessoal? Tubo bem com vocês? Como andam as leituras? As minhas continuam devagar....rsrsrs. Hoje vou contar para vocês o que achei de ''A Trilogia do Mago Negro''. Eu comprei os três livros já faz um tempão em uma mega promoção e até tinha combinado com um amigo de lermos juntos, mas o tempo foi passando, outros livros chegando, a ressaca me matando e ele foi sendo esquecido aos poucos. Mas este ano eu pus para mim mesma a meta de ler todos os livros que tenho em casa antes de comprar novos e assim chegou a vez, finalmente, de ler a trilogia.

Nesse livro somos apresentados a um mundo onde existem magos, um clã onde esses magos aprendem a controlar e estudam para desenvolver melhor a sua magia para ser um curador, um alquimista ou um guerreiro. Aqui a magia é restrita apenas aos nobres e os pobres e favelados são esquecidos, negligenciados e uma vez por ano expulsos do reino no que eles chamam de "purificação", que é feita pelos magos a mando do rei na intenção de limpar o reino dos ladrões e mendigos. Mas dessa vez os magos tiveram uma surpresa.

Em toda "purificação" é comum a revolta do povo em jogar coisas nos magos que se protegem com um escudo mágico, mas eis que Sonea, uma simples favelada concentra toda a sua revolta em querer atingí-los, e ao jogar uma pedra contra o escudo, esta atravessa e acerta um mago. E de repente ninguém sabe o que está acontecendo, correria para todo lado e uma perseguição se inicia.

Nessa trilogia vamos acompanhar as aventuras e descobertas de Sonea quando se descobre detentora de magia e um possível alvo. Vou falar um pouco de cada livro, então dependendo de até qual você já leu pode encontrar spoilers. Podem pular partes da leitura que convir a vocês.

Livro 1 - O Clã dos Magos
Depois do que aconteceu na purificação Sonea só tem um sentimento: medo. Ela tem medo do que os magos podem fazer com ela. Teme que a queiram morta por ter feito o que fez e teme voltar para a sua casa e colocar seus familiares em perigo, a sua única reação é fugir e se esconder. Com a ajuda de seus amigos ladrões Sonea tenta desesperadamente desaparecer da vista dos Magos.

Esse primeiro livro é basicamente sobre isso mesmo, fuga, mas também de descoberta. Sonea nunca imaginou que poderia ter sequer um pouco de magia e agora vai precisar aprender a usar e controlar. Tarefa bastante difícil já que ela não sabe por onde começar e nem mesmo como fez para funcionar da primeira vez e ainda tem que se preocupar constantemente em não ser encontrada por quem não quer. Vai precisar de ajuda, mas nem toda ajuda é de graça e o preço a pagar pode destruí-la.

Confesso que esse livro foi meio lento para mim e tinha horas que ficava meio cansada e torcendo pra ela ser encontrada logo pra chegar na parte de aprender magia de verdade...rsrsrs. Mas não cheguei a abandonar o livro porque a curiosidade me dominava e eu precisava saber como ia acabar e o que estava por vir no próximo e não me decepcionei.

Livro 2 - A aprendiz
Sonea finalmente está no Clã, mas será que ela pode confiar nos Magos? Passou a vida inteira temendo-os e os últimos acontecimentos não colaboraram para mudar essa opinião, mas Rothen, seu atual guardião, começou a construir essa confiança e agora ela finalmente é uma aluna do Clã, mas nem todo mundo vê a sua chegada com bons olhos e estudar não será tão simples e suas habilidades serão constantemente testadas, dentro e fora da sala de aula.

Com indícios de que a magia negra foi descoberta e pode estar sendo praticada por alguém dentro do Clã, o administrador envia o embaixador, Dannyl, em uma missão para refazer os passos de alguém do Clã que fez uma viagem longa para aprender mais sobre magia antiga e descobrir o que poderia ter encontrado em sua viagem. Essa viagem vai colocar o embaixador frente a frente a uma verdade que tentou esconder a vida inteira e fazer descobertas que podem mudar tudo para o Clã dos magos.

Como se os novos acontecimentos não fossem suficientes para deixar Sonea inquieta, ela é designada a um novo tutor, que não tem nenhum motivo nobre para querê-la como pupila e a fez reviver medos passados, apesar de parecer querer que ela seja a melhor aprendiz do Clã.

Nesse livro as coisas começam a ficar mais tensas e eu torcia a todo momento para que Sonea se superasse a cada momento, porém tudo que pensei saber no começo desse livro mudou do meio para o final e me deixou ávida para saber ainda mais sobre a verdade por trás do que aparentemente poderia significar o fim.

Livro 3 - O Lord Supremo
E por fim o grande desfecho da trama. Neste livro eu já estou completamente apaixonada pelo Lord Supremo. Conhecendo a verdade sobre o seu passado entendo perfeitamente as suas ações e seus medos foram confirmados. 

Agora uma guerra está por vir e o seu próprio Clã se virou contra ele. Sonea é a única que está ao seu lado que entende os riscos que estão por vir e juntos eles vão lutar para defender o seu lar.

Tem muita coisa sobre a série que não falei porque não queria entregar muito e estragar a imersão de ninguém na história. A série aborda alguns temas importantes como bullying, homofobia e levemente o feminismo. Esse não é o melhor livro de fantasia que já li, mas acabou me surpreendendo. 

Não sabia quase nada sobre a série, só que tinha uma maga poderosa e confesso que as capas me seduziram. Foi um pouco lento no começo e achei até um pouco enrolado, mas depois que chegou na parte do Clã para frente, as intrigas e segredos me fisgaram de tal forma que eu não conseguia mais parar de ler, por isso recomendo para quem gosta de fantasia, principalmente para quem está começando no gênero e não tem tantos parâmetros para comparar. Foi uma leitura bastante agradável para matar a saudade do gênero. 



0 comentários:

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!