Projeto Uns e Outros: Os Desastres de Sofia + Simplício


Os desastres de Sofia - Clarice Lispector

Neste conto de Lispector, conhecemos a jovem Sofia de 13 anos que recebe a notícia da morte de seu professor de anos atrás. Vamos acompanhar como era sua obsessão pelo seu professor e sentindo sua melancolia a respeito desse enigmático homem.

Ela era apaixonada por ele e acabava se comportando mal para chamar sua atenção durante as aulas. A percepção dela era que ele a odiava com todas as forças, então vamos acompanhar todo essa esse jogo de gato e rato entre eles.

"Eu queria o seu bem e, em resposta, ele me odiava. Contundida, eu me tornara o seu demônio e tormento."

Ela é inteligente, curiosa, inocente e esperta. Porém a narrativa traz uma jovem muito madura para a idade e gostaria de ter acompanhado mais os devaneios da criança.

Simplício por Eliane Brum

Nesta releitura temos a perspectiva da narrativa pelo professor e percebemos que ele é completamente encantado por Sofia. Ele sabe que é errado sentir assim por sua aluna e usa a comida para poder esquecer o sentimento, mas não deixa de pensar na menina. Ele a observa a todo momento na aula e sente uma conexão intensa com ela, sempre com pensamentos sobre ter a menina para si.

Eliane Brum costurou as histórias para que pudéssemos saber o outro lado da história antes da morte do professor. A escrita da autora é muito boa, mas não gostei muito desse professor. Achei ele obcecado pela menina e com pensamentos nada legais referentes a ela. Sofia pode ter uma ilusão a respeito dele, mas é uma jovem ainda aprendendo sobre a vida, já ele é um homem adulto e professor dela.

"Era perigosa a nossa dança e mesmo assim cada um a dançava fingindo-se sozinho. Ela bela e fera se testando."

As duas histórias se mesclam e foi bom saber os dois lados da história, tendo um fim justo. No fim não foi uma leitura tão agradável, mas também não odiei. Vamos dizer que foi mediando e fiquei um pouco decepcionada com essa história de Clarice Lispector, já que foi o meu primeiro contato com ela e esperava mais.

0 comentários:

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!