Projeto Uns e Outros: Pai contra Mãe + Pipa Sande


Pai contra Mãe por Machado de Assis

O conto fala primeiramente sobre a escravidão, os terríveis castigos sofridos e as várias fugas dos escravos em busca de liberdade.

Cândido Neves é responsável por pegar escravos fugidos e acaba envolvido com a jovem Clara. Após o casamento a tia deles não deseja que eles tenham filho agora por não ter renda nem mesmo para se sustentarem e as várias dúvidas de Cândido acabam atrapalhando tudo.

Ele não é muito bom com o emprego, mas tentava a sorte como pegador de escravos. É um conto um pouco morno e demorei algum tempo para terminar, mas apesar de tudo não deixa de ser um conto que mostra um pouco sobre o amor. O amor da família. O que você estaria disposto para salvar sua família? Mesmo que isso cause dor para outras pessoas?

Pipa Sande por Paulo Lins

Aloysio não tem uma relação boa com o pai, mas sua avó deseja que tudo se resolva e acaba contando para seu neto as histórias de seus antepassados, mais precisamente sobre Pipa Sande.

Pipa era um negro livre que fazia parte do comércio de escravos, ele era o intérprete entre os comerciantes e os escravos. O começo da história mostra Pipa se vingando de um comerciante de escravo que raptou seu filho usando-o como escravo mesmo sabendo que ele era livre. A história mostra também como a escravidão funcionava antigamente.

Não me senti conectada com nenhuma das histórias, mas são contos interessantes e Paulo Lins até fez uma pesquisa no Arquivo Nacional para dar mais embasamento e realismo em sua história. Os dois contos se mesclam por trazer a escravidão como tema.

Demorei para ler e postar todas as resenhas aqui no blog, mas Pai contra Mãe + Pipa Sande são os últimos contos do projeto Uns e Outros. Minha nota geral para o livro foi 3.5, mas foi uma experiência que não posso esquecer e, apesar de alguns contos cansativos, valeu a pena.

0 comentários:

Deixe seu comentário

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!